surto de toxoplasmose

'Não temos nenhum resultado que indique uma fonte de contaminação', afirma secretário estadual de Saúde

Dandara Flores Aranguiz


Foto: Secretaria Estadual de Saúde (Divulgação)/

Na manhã desta quinta-feira, a declaração feita pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em entrevista ao programa Atualidades, da Rádio Gaúcha, de que a origem do surto de toxoplasmose em Santa Maria seria da água, pegou as autoridades em saúde municipais e estaduais de surpresa. Mesmo que a contaminação pela água não tenha sido descartada desde o início, técnicos envolvidos na investigação do surto ainda não haviam descartado nenhuma hipótese.

Em entrevista ao Diário, na tarde desta quinta, o secretário estadual de Saúde, Francisco Paz, disse que, até o momento, não recebeu nenhuma manifestação técnica que permitisse definir a origem do foco de contaminação do surto:

- Não temos essa informação ainda formalmente. Nós não temos nenhum resultado que mostre evidência ou que indique uma fonte de contaminação. E acredito até que o ministro não disse isso com essa clareza. Ele não chegou a fazer uma definição de que seria isso ou aquilo, ele fez um entendimento genérico. Ele disse "veio da água", mas pode ser água de hidroponia, por exemplo, pode ser a água do lençol freático, da Corsan, dos poços artesianos. Não há nenhum posicionamento do ministério em relação a isso - comentou.

O maior erro foi sonegar essa informação, diz o prefeito sobre a divulgação feita pelo ministro da Saúde

Questionado se a Secretaria Estadual de Saúde sabia da hipótese antes da declaração do ministro, Paz disse que entrou em contato com o Ministério da Saúde ainda pela manhã de quinta para verificar se haveria alguma novidade sobre o surto, mas que a resposta teria sido negativa.

- Acho que o ministro, ao fazer uma observação, usou o senso comum. Se tivesse alguma manifestação técnica, nós já teríamos recebido. Temos feito exames de várias amostras, de vários locais, de água, de alimentos, de verduras, de frutas, de carnes, e por enquanto, nós não nos sentimos confiantes em fazer qualquer afirmação. Não temos nem tranquilidade para dizer que estão descartadas qualquer possibilidade de contaminação, pois não tem nenhum resultado que aponte para isso - reiterou.

De acordo com Francisco Paz, o surto da doença "já teve seu ápice", e a situação em Santa Maria estaria controlada.

Após confirmar que causa do surto de toxoplasmose é a água, Ministério da Saúde volta atrás

- Mesmo que tenha um ou outro caso confirmado, tem uma curva que nos mostra como se comporta o surto. Estamos na fase de descida da curva, ela já teve seu ápice e isso nos tranquiliza. Entendemos que a situação está sob controle e a população já sabe como se prevenir, tem que ter cuidados de higiene bem severos. Precisamos acalmar a população e voltar à tranquilidade - complementou.

Segundo ele, a investigação por parte dos técnicos do governo estadual continua "até que se tenha elementos técnicos suficientemente fortes e claros que permitam definir qual foi a causa e que medidas o governo deve adotar diante disso".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria está em quarentena, e prevenção deve seguir pelo menos por 6 meses Anterior

Santa Maria está em quarentena, e prevenção deve seguir pelo menos por 6 meses

Sine distribui mais fichas a candidatos para vagas do Regional a partir do meio-dia Próximo

Sine distribui mais fichas a candidatos para vagas do Regional a partir do meio-dia

Saúde